27 de jan. de 2015

O Futebol Profissional do Amazonas precisa superar as dificuldades e voltar a ser da elite brasileira



MANAUS - Já faz um bom tempo que nós amazonenses não desfrutamos do bom futebol profissional no âmbito local. Para saciar essa vontade e demonstrar nossa paixão, aprendemos a gostar de times de outros Estados da Federação, os quais adotamos como time do coração.
Como resultado disso, apesar de o campeonato amazonense ser realizado todos os anos, não encontramos motivos para prestigiar o nosso quase falido futebol profissional.
Nos últimos anos, a média de público do amazonense é quase inexistente. Em 2014, por exemplo (Fonte: FAF), quando a média melhorou em relação aos anos anteriores, tivemos um número de 662 pagantes por jogo, média menor do que a do campeonato acreano que foi de 700 torcedores por jogo. Os motivos que levaram o torcedor a tomar essa decisão de não mais prestigiar o futebol profissional do Amazonas pode estar em vários fatores, dentre os quais podemos destacar os seguintes: 1. Força da mídia brasileira, que dá prioridade na transmissão aos jogos dos times do eixo Rio-São Paulo (essa manobra massifica a ideia de que demos torcer para esses times, como de fato acontece com todos desde criança); 2. Falhas de gestão (até hoje não foi apresentado pelos dirigentes da federação local um projeto inovador, ambicioso, capaz de transformar, apesar de termos hoje um belíssimo e majestoso estádio - Arena da Amazônia); 3. Falta de investimento financeiro e qualificação técnica; 4. Ausência de políticas sérias para a Região Norte por parte da CBF e outros.
Mas afinal, quando essa decadência cessará? Quando nós, torcedores amazonenses, daremos nossa contribuição para que o futebol local vote a ser destaque no cenário nacional? Quando os dirigentes vão tomar consciência de que faz necessário gerir e administrar de fato o futebol profissional do Amazonas? Quando as empresas do Distrito Industrial vão ser úteis para um futuro promissor do futebol amazonense? Quem vai dar o pontapé inicial?
Não precisamos nem devemos ser bairristas, mas creio - com todas as letras - que está mais do que na hora de valorizar a prata da casa, de dar demonstração de força, de dizer para os nossos vizinhos que podemos ser também bons gestores, bons administradores, bons jogadores, que podemos represntar nosso Estado nos campeonatos nacional e internacional.
Faça sua escolha, acredite no Amazonas, acredite nos times locais. Vamos fazer nossa parte de torcedor, frequentar os estádios, torcer com vontade, com amor, sem violência, a vibrar pelos times do Amazonas da mesma forma como aprendemos, antes, a torcer pelos times de fora. Eu já decidi, vou torcer Amazonas, pelos nossos times, pelos nossos valores. EU SOU MAIS AMAZONAS.
Nacional Futebol Clube
São Raimundo Esporte Clube
Fast Clube de Manaus
Rio Negro Atlético Clube
Penarol Atlético Clube
Manaus
Iranduba
Nacional Borbense
Princesa do Solimões
Operário




Sou NARRAÇA!!!


Elaborado por Rubem Tadeu - membro da NARRAÇA
rtcastroalves@bol.com.br
rtcastroalves@gmail.com